Ver Cesto de Compras

Nº Artigos: 0

Cesto Compras Cesto Compras

Total: 0€

Finalizar Compra Finalizar Compra

 

Rubens Marks

Notas biobibliográficas

Rubens MarksRubens Marks: Cidadão do Mundo, de nacionalidade sueca e portuguesa.

Viveu parte significativa da sua vida na Suécia, principalmente aquele que é o período mais importante da formação social, moral, política e cívica de uma pessoa.

Formou-se, a nível académico, em Estocolmo e em Uppsala, onde cursou Educação Física, Dança e História de Arte. Ginasta de competição, primeiro, dedicou-se mais tarde à Dança e ao Teatro, revelando-se na criação artística da arte cénica, como coreógrafo, encenador e como director de actores, criando e dirigindo espectáculos próprios de Dança e Dança/Teatro (118 coreografias em 61 espectáculos) e Teatro (9 peças) e trabalhando com Companhias de Teatro na coreografia e na movimentação cénica dos actores (39 colaborações).

Na área do Desporto, foi treinador de Ginástica Artística e Rítmica. Além da pedagogia de ensino, dedica parte do seu tempo ao estudo e pesquisa ensaística, em diferentes áreas – ensino, arte, filosofia, estética, etc.

Foi professor do Ensino Superior em diversas Escolas e Institutos, prelector convidado em algumas Universidades e Centros culturais e trabalha actualmente com Centros de Formação na Formação Contínua de Professores nas áreas da Expressão e Comunicação, Dança e Drama e Desporto. Além da Poesia (com 15 obras editadas, 2 na Suécia e 13 em Portugal) tem vasta obra escrita nas áreas da Pedagogia e da Dança, bem como Ensaios diversos, principalmente como documentação de apoio dos inúmeros cursos que tem dirigido, em Portugal e no estrangeiro. 

Edições

Poesia:

“Riscos na água” (publicado em sueco); “Oirescentes auroras” (publicado em sueco); “Cantilenas breves”; “Récita de inquietude”; “Vestida de água escorres pelos meus braços”; “A finíssima poeira do verso”; “Construtor de voos”; “Escrita pelas esquinas”; “Cantares da pedra”.

Prosa poética:

“A Outra Linguagem da Dança” e “Retalhos de Vento - Contos” (publicados em sueco e já traduzidos para edição em Portugal).

Obras Publicadas pela edium editores

 Poesia Reunida 1990-1996

Poesia Reunida 1990-1996
Colecção: Poesia