Ver Cesto de Compras

Nº Artigos: 0

Cesto Compras Cesto Compras

Total: 0€

Finalizar Compra Finalizar Compra

 

Maria Carmen Lino

Notas biobibliográficas

Maria Carmen LinoMARIA CARMEN LINO nasceu na Senhora da Hora, em 1937, e aí reside desde então. É descendente de um ramo de uma das mais antigas famílias do Norte, radicada há quase duzentos anos no antigo lugar de Bouças, que se expandiu e deu origem à freguesia da Senhora da Hora, concelho de Matosinhos. 

Licenciou-se em Filologia Germânica na Faculdade de Letras de Coimbra e dedicou quarenta anos da sua vida ao ensino, em total exclusividade, com espírito de missão e partilha de afectos e saberes entre professor e alunos. Assimilou uma grande compreensão dos sentimentos humanos, sedimentos das suas vivências e “adubo” da sua forma de ver a vida.

As suas outras paixões foram sempre a leitura e a escrita, sobretudo a poesia, mais próxima da sua sensibilidade. Quando se aposentou, pôde finalmente dedicar-se a escrever, sobretudo poesia, à qual costuma chamar “a poção mágica da imaginação”. Então já havia mais tempo para a reflexão, para o imprescindível “trabalho de oficina” e para a partilha de saberes, ideias e vivências acumuladas ao longo dos anos.

Assim, foram surgindo os livros “Caminha ao som do vento”, enriquecido com magníficos desenhos de Helena Abreu, “Uma nesga de céu”, em que as belas fotografias de Orízia Alhinho são o eco perfeito dos poemas e por fim “Ensaios em dó menor”, ilustrado com fantásticos desenhos de Adriano Sequeira, jovem e promissor artista da Faculdade de Belas Artes do Porto. É comovente ver nesta nova aventura poética, uma mulher que já tem idade para ser avó do co-autor do livro, percorrer com ele, de mãos dadas e numa empatia profunda, o enriquecedor caminho da imaginação e da vida.

O principal objectivo da autora, nos seus livros, é fazer com que o leitor, que talvez se sinta afastado da poesia, se reconcilie com ela por conseguir entendê-la e senti-la.

Tem já publicados dois livros “Caminha ao som do vento”, ilustrado com desenhos de Helena Abreu e “Uma nesga de céu” ilustrado com fotografias de Orízia Alhinho.

Edita agora, sob chancela da edium editores, o seu terceiro trabalho intitulado “Ensaios em dó menor” com ilustrações de Adriano Sequeira jovem e promissor artista da Faculdade de Belas Artes do Porto.

Obra publicada:

Livros de Poesia:

Ensaios em dó menor Autor: Maria Carmen Lino Colecção: Poesia

Ensaios em dó menor  
Colecção: Poesia ilustrada