Ver Cesto de Compras

Nº Artigos: 0

Cesto Compras Cesto Compras

Total: 0€

Finalizar Compra Finalizar Compra

 

José Fernandes Tato

Notas biobibliográficas

José Fernandes Tato   José Fernandes Tato, viveu entre 23 de Novembro de 1991 a 25 de Setembro de 2000. Completou a instrução primária e, em 1927 matriculou-se na Escola Comercial Oliveira Martins. A sua paixão pela língua Pátria não lhe foi suscitada pelas lições que recebeu, foi pelo grande gosto que tinha pela literatura. 

Colaborou nos jornais “O Comércio de Leixões”, “Matosinhos Hoje” e “Jornal de Matosinhos”. 

Em 1967, concorreu aos Primeiros Jogos Florais de Matosinhos, organizados pelo Orfeão de Matosinhos, com poesia “Recordações do Adro”, ficando em primeiro lugar. 

Em 1971, concorreu a um concurso de quadras relativo aos décimos quartos “Concursos Florais Nacionais e Quintos Luso-Brasileiros”, realizados pelo Grupo Desportivo da Cuf, do Barreiro, ganhando uma Menção Honrosa. 

Na área do dirigismo, José Fernandes Tato, foi durante alguns anos dirigente do Rancho Infantil Matosinhos-Leça; Foi também muitos anos dirigente do Leixões Sport Club, e, em função da sua actividade quer como sócio, quer como dirigente, em Novembro de 1993, foi elevado à categoria de “SÓCIO DE MÉRITO”, pela Direcção do Club. 

Em 1999, a Rádio Club de Matosinhos, concedeu-lhe o “PRÉMIO DE CRÓNICA”, galardão atribuido a Pessoas e Organismos. 

Em 18 de Março de 2000, o “LIONS CLUB DE MATOSINHOS”, atribuiu-lhe o título de “CIDADÃO DO ANO”. Sócio Fundador da Associação Antigos Alunos das Escolas da Confraria do Bom Jesus de Matosinhos. Exerceu a Vice-Presidência da Direcção de 1982 a 1986. Sócio do Forum Matosinhense.

Obra publicada:

Livros:

Obras Publicadas pela edium editores

A Maré Autor: José Fernandes Tato Colecção: Ensaio  

A Maré
Colecção: Ensaio