Ver Cesto de Compras

Nº Artigos: 0

Cesto Compras Cesto Compras

Total: 0€

Finalizar Compra Finalizar Compra

 

José da Rosa

Notas biobibliográficas

José da Rosa ALBINO SANTOS:José da Rosa nasceu a 10 de Novembro de 1957 na freguesia de Gemunde, onde reside. Frequentou o ensino primário nas escolas de Anta e Bajouca. Começou a trabalhar aos doze anos na arte de encadernação, no primeiro dia de Dezembro de 1969. Por lá ficou até 1984.
Durante esse período concluiu o ciclo preparatório em horário nocturno na escola Gonçalo Mendes da Maia.
Corria o ano de 1985 quando abriu loja na Rua da Estação em Santa Maria de Avioso, por conta própria, em ofício de Sapateiro, trabalho que abraçou depois de ter ficado desempregado. Em 1991, ao cortar umas solas para uns sapatos reparou que o corte se assemelhava a um Cristo; deu uns retoques e assim começou a fazer artesanato, principalmente crucifixos de retalhos de couro.
Fez a sua primeira exposição na cidade do Porto em 1993, na Rádio Renascença, com grande sucesso, e lá deu a sua primeira entrevista à rádio e ao jornal "A Capital" sob o título "Um sapateiro acima da chinela". Em 1995 começou a fazer outras peças, também em couro, como é exemplo A Santa Ceia, trabalhos que se encontram expostos na oficina de trabalho.
Desde aí tem vindo a fazer várias exposições individuais e colectivas a nível nacional. As suas obras estão espalhadas um pouco por todo o país e também pelo estrangeiro. Foi noticiado em vários jornais e revistas internacionais, também na televisão e na rádio, onde dá a conhecer muitos dos seus trabalhos e projectos.
Em 25 de Julho de 2008 foi lançado o seu primeiro livro "Da arte e da poesia" com poemas que desde sempre vem escrevendo e que decidiu, com grande sucesso, publicar.

Obra publicada:

Livros de Poesia:

  • Da arte e da poesia, 2008

Obras Publicadas pela edium editores

Quem sabe amanhã será primavera!... de Maria Mamede e Albino Santos                

dos sentimentos à poesia
Colecção: Poesia