Ver Cesto de Compras

Nº Artigos: 0

Cesto Compras Cesto Compras

Total: 0€

Finalizar Compra Finalizar Compra

 

F. Sardoeira Pinto

Notas biobibliográficas:

F. Sardoeira Pinto - autor do livro Apitos finais, dourados… e algo mais! ,Fernando Arnaldo Sardoeira Pinto que, como Advogado e Escritor, usa F. Sardoeira Pinto, nasceu no Porto, em 1933, na freguesia de Santo Ildefonso.
Tendo estudado em Coimbra, primeiro como aluno ordinário, depois como voluntário, licenciou-se em Direito no ano de 1964, enveredando pela Advocacia e deixando a profissão de jornalista que exerceu durante alguns anos, tendo mesmo chegado a Chefe de Redacção de um extinto vespertino publicado diariamente no Porto. 

Considerado “genuinamente tripeiro” por Jorge Nuno Pinto da Costa, que o escreveu no prefácio de um dos livros por F. Sardoeira Pinto publicado, é sócio do F.C. do Porto há 71 anos, sendo actualmente o nº 15 e Presidente Honorário do grande clube português (o 8º na sua história) desde 23 de Outubro de 1994, data em que, por aclamação, foi eleito, em Assembleia Geral Extraordinária convocada para o efeito.

Tendo no seu tempo a fama de ser o jornalista do Porto “mais viajado”, na qualidade de enviado especial percorreu o Mundo, de que foi um “andarilho”, em todos os sentidos e por todos os continentes, sendo mesmo um dos primeiros a chegar a Luanda, em Fevereiro de 1961, logo após o ataque, na baixa da Cidade, à Esquadra de Polícia Móvel e à Rádio Ecclesia.

Autor de vários livros, merecem realce um publicado sobre a então “Província Ultramarina” (Angola-Pedaço Lindo de Portugal) e um outro acerca da catástrofe constituída pela queda da Ponte Hintze Ribeiro, no ano de 2001, em Castelo de Paiva (Catástrofe no Douro, Inconsciência ou Crime?). 

É Presidente da Assembleia-geral do F.C. do Porto desde Abril de 1982, sempre tendo acompanhado Jorge Nuno Pinto da Costa nos mandatos que este leva como Presidente da Direcção.

Em 1991, foi nomeado por unanimidade “Dragão de Ouro” e Dirigente do Ano. É ainda sócio honorário de várias colectividades, de todas se salientando, pela sua projecção, o Clube Fenianos Portuenses.

Foi também, durante vários mandatos, Presidente da Direcção, primeiro e da Assembleia-geral, depois, da Associação de Futebol do Porto. 

Obra publicada:

Livros de Ensaio:

Obras Publicadas pela edium editores

Apitos finais, dourados… e algo mais! do Autor: F Sardoeira Pinto                             

Apitos finais, dourados… e algo mais! 
Colecção: Ensaio